Treinamento de Inteligência Emocional para o Contexto de Trabalho
Mais informações: A Profa. Monalisa Muniz, Isaías Peixoto e Orjana Pacheco, integrantes do Grupo, com outros dois pesquisadores (Livia Balog e Ramon Marin), estão desenvolvendo um treinamento de IE para o contexto de trabalho. O treinamento é à distância e contará com seis módulos, abordando cada uma das quatro facetas da IE, como elas se apresentam e como podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho.
Link: https://proexweb.ufscar.br/servicos/comunidade/MostraCursosTeste.jsp
E-book de Inteligência Emocional
Mais informações: O Grupo tem trabalho no desenvolvimento de um e-book sobre IE, com informações importantes e baseadas na ciência psicológica sobre o que é a IE, como aumentá-la (é possível?), sua relação com outras variáveis e construtos, testes que avaliam o nível de IE e os muitos contextos em que pode ser observada.
Desenvolvimento de um Teste psicológico de Inteligência Emocional para o ambiente de trabalho
Mais informações: O doutorando Isaías Peixoto, orientado pela Profa. Dra. Monalisa Muniz, está desenvolvendo um instrumento de avaliação psicológica da Inteligência Emocional no ambiente de trabalho brasileiro. Esse será o primeiro teste de IE desenvolvido no Brasil e América Latina para este contexto, elaborado com base na ciência psicológica e é um dos primeiros do mundo. Esse instrumento estará baseado no modelo de habilidades de IE proposto por Mayer, Salovey e Caruso (1997; 2016) e avaliará as facetas de: Percepção emocional, com imagens de pessoas expressando emoções no trabalho; Compreensão emocional, com itens de mistura e transição das emoções no trabalho; e Gerenciamento emocional, com itens de situações emocionais e ações estratégicas no contexto organizacional.
Banco de faces para avaliar o Reconhecimento de Expressões Faciais das Emoções com base no contexto brasileiro
Mais informações: A doutoranda Daiene Fabrício, orientada pelo professor Marcos Hortes (coordenador do grupo de pesquisa ProViVe) e co-orientada pela professora Monalisa Muniz, estão desenvolvendo um banco de faces constituído por expressões faciais de atores brasileiros. O objetivo é buscar evidências de validade para este banco levando em consideração a heterogeneidade étnica do nosso país. Assim, este banco poderá ser utilizado em pesquisas brasileiras para avaliar a habilidade de reconhecer emoções.
Pesquisa sobre Inteligência Emocional em mulheres vítimas de violência por parceiro íntimo
Mais informações: A mestranda Amanda Reis Ribeiro, sob orientação da professora Dra. Monalisa Muniz, está desenvolvendo uma pesquisa para investigar a Inteligência Emocional em mulheres que sofreram algum tipo de violência entre parceiros íntimos (VPI). Os principais objetivos desse estudo são: identificar como a IE se apresenta nessas mulheres; comparar este construto entre mulheres que já sofreram VPI e mulheres que nunca sofreram violência; verificar se há diferenças entre mulheres que sofreram diferentes tipos de violência (psicológica, sexual e física); verificar se há diferenças de IE entre mulheres que infringiram e sofreram violência, que só infringiram, ou que apenas sofreram; verificar se há diferenças de IE considerando o tempo em que sofreram violência e verificar se instrumentos de IE de autrorrelato e de desempenho oferecem resultados diferentes.
Estudo de Adaptação Transcultural do Genos Emotional Intelligence Inventory (GENOS EI) para o contexto brasileiro
Mais informações: A doutoranda Orjana O. Pacheco Rossi, orientada pela professora Dr. Monalisa Muniz, está desenvolvendo estudos de adaptação do instrumento GENOS EI (teste de Inteligência Emocional para o contexto organizacional e do trabalho) para o contexto brasileiro. Os principais objetivos são: tradução e adaptação para a população brasileira, busca de evidências de validade do teste adaptado e a busca da correlação do teste com outras variáveis, como, idade, sexo, nível de satisfação com o trabalho, e liderança, personalidade, inteligência emocional e autoeficácia no trabalho.
Pesquisa sobre a Relação entre Inteligência Emocional e Funções Executivas em Crianças do Ensino Fundamental
Mais informações: a mestranda Elaine Mônaco Sousa orientada pela professora Drª Monalisa Muniz está desenvolvendo uma pesquisa sobre a relação entre inteligência emocional e funções executivas em crianças do ensino fundamental com idades entre 8 e 10 anos. Os objetivos desse estudo são: mensurar a IE por meio de um instrumento de desempenho na amostra geral e separados por idade e sexo; mensurar as FEs por meio de instrumentos de medida de desempenho na amostra geral e separados por idade e sexo; mensurar as FEs por medida de heterorrelato, respondido por pais ou responsáveis e professores, da amostra geral e separados por idade e sexo; mensurar o coeficiente intelectual (fator G) das crianças por meio de instrumento psicométrico, o Teste das Matrizes Progressivas de Raven, com a finalidade de excluir da amostra crianças com escore abaixo do esperado para sua idade; verificar a relação entre IE e as FEs mensuradas por meio de instrumentos de desempenho e de heterorrelato para a amostra geral e separadas por idade e sexo; verificar quais variáveis (FEs, idade) prediz melhor a IE e suas facetas para a amostra geral esperada por idade e sexo.