Treinamento de Inteligência Emocional para o Contexto de Trabalho
Mais informações: A Profa. Monalisa Muniz, Isaías Peixoto e Orjana Pacheco, integrantes do Grupo, com outros dois pesquisadores (Livia Balog e Ramon Marin), estão desenvolvendo um treinamento de IE para o contexto de trabalho. O treinamento é à distância e contará com seis módulos, abordando cada uma das quatro facetas da IE, como elas se apresentam e como podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho.
Link: https://proexweb.ufscar.br/servicos/comunidade/MostraCursosTeste.jsp
E-book de Inteligência Emocional
Mais informações: O Grupo tem trabalhado no desenvolvimento de um e-book sobre IE, com informações importantes e baseadas na ciência psicológica sobre o que é a IE, como aumentá-la (é possível?), sua relação com outras variáveis e construtos, testes que avaliam o nível de IE e os muitos contextos em que pode ser observada.
Desenvolvimento de um Teste psicológico de Inteligência Emocional para o ambiente de trabalho
Mais informações: O doutorando Isaías Peixoto, orientado pela Profa. Dra. Monalisa Muniz, está desenvolvendo um instrumento de avaliação psicológica da Inteligência Emocional no ambiente de trabalho brasileiro. Esse será o primeiro teste de IE desenvolvido no Brasil e América Latina para este contexto, elaborado com base na ciência psicológica e é um dos primeiros do mundo.
Banco de faces para avaliar o Reconhecimento de Expressões Faciais das Emoções com base no contexto brasileiro
Mais informações: A doutoranda Daiene Fabrício, orientada pelo professor Marcos Hortes e co-orientada pela professora Monalisa Muniz, está desenvolvendo um banco de faces constituído por expressões faciais de atores brasileiros. O objetivo é buscar evidências de validade para este banco levando em consideração a heterogeneidade étnica do nosso país. Assim, este banco poderá ser utilizado em pesquisas brasileiras para avaliar a habilidade de reconhecer emoções.
Pesquisa sobre Inteligência Emocional em mulheres vítimas de violência por parceiro íntimo
Mais informações: A mestranda Amanda Reis Ribeiro, sob orientação da professora Dra. Monalisa Muniz, está desenvolvendo uma pesquisa para investigar a Inteligência Emocional em mulheres que sofreram algum tipo de violência entre parceiros íntimos (VPI).
Estudo de Adaptação Transcultural do Genos Emotional Intelligence Inventory (GENOS EI) para o contexto brasileiro
Mais informações: A doutoranda Orjana O. Pacheco Rossi, orientada pela professora Dr. Monalisa Muniz, está desenvolvendo estudos de adaptação do instrumento GENOS EI (teste de Inteligência Emocional para o contexto organizacional e do trabalho) para o contexto brasileiro.
Pesquisa sobre a Relação entre Inteligência Emocional e Funções Executivas em Crianças do Ensino Fundamental
Mais informações: A mestranda Elaine Mônaco Sousa, orientada pela professora Drª Monalisa Muniz, está desenvolvendo uma pesquisa sobre a relação entre inteligência emocional e funções executivas em crianças do ensino fundamental com idades entre 8 e 10 anos.
Título: Evidências de validade para o teste de Inteligência Emocional MSCEIT em policiais
Autoria: Monalisa Muniz
Ano: 2006
Link:
https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/6970292034407272.pdf
Título: Inteligência Emocional: Relação com inteligência, habilidade sociais, variáveis sociodemográficas e profissionais (Dissertação de Mestrado)
Autoria: Isaías Peixoto
Ano: 2019
Link: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/10980/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Isa%c3%adas_Peixoto.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Título: A relação entre Inteligência Emocional e Mindfulness em estudantes universitários
Autoria: Islana Ferreira Costa
Ano: 2020
Link: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/12873/Dissertac%CC%A7a%CC%83o_IslanaCosta_final.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Título: Construção e estudos psicométricos do Teste Informatizado de Inteligência Emocional para o Trabalho – TIIET
Autor: Isaías Peixoto
Data: 2023
Descrição: Estudos sobre Inteligência Emocional (IE) são cada vez mais relevantes para verificar cientificamente o quanto essa variável contribui em diversos contextos, incluindo o organizacional. Este trabalho teve como objetivo construir uma bateria de testes de IE para o contexto organizacional, denominada Teste Informatizado de Inteligência Emocional para o Trabalho (TIIET).
Link: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15982
Título: Inteligência emocional e desempenho no trabalho: um estudo com MSCEIT, BPR-5 e 16PF
Autoria: Cláudia Cobêro, Ricardo Primi e Monalisa Muniz
Ano: 2006
Link: https://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n35/v16n35a05.pdf
Título: Inteligência emocional: validade convergente e discriminante do MSCEIT com a BPR-5 e o 16PF
Autoria: Ricardo Primi, José Maurício Haas Bueno e Monalisa Muniz
Ano: 2006
Link: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v26n1/v26n1a04.pdf
Título: Inteligência emocional e desempenho em policiais militares: validade de critério do MSCEIT
Autoria: Monalisa Muniz e Ricardo Primi
Ano: 2007
Link: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/aletheia/n25/n25a06.pdf
Título: Investigação da inteligência emocional como fator de controle do stress em guardas municipais
Autoria: Monalisa Muniz, Ricardo Primi e Fabiano Koich Miguel
Ano: 2007
Link: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v9n1/v9n1a03.pdf
Título: Inteligência emocional e personalidade avaliada pelo Método de Rorschach
Autoria: Monalisa Muniz e Ricardo Primi
Ano: 2008
Link: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1479/2795
Título: Alexitimia e inteligência emocional: estudo correlacional
Autoria: Fabiano Koich Miguel, José Maurício Haas Bueno, Ana Paula Porto Noronha, Gleiber Couto, Ricardo Primi e Monalisa Muniz
Ano: 2010
Link: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v12n3/v12n3a05.pdf
Título: Inteligência emocional: revisão internacional da literatura
Autoria: Joene Vieira-Santos, Diego Costa Lima, Raquel Martins Sartori, Patrícia Waltz Schelini e Monalisa Muniz
Ano: 2018
Link: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v9n2/a06.pdf
Título: Evidências de validade para o teste de Compreensão Emocional
Autoria: Isaías Peixoto, Monalisa Muniz, Fabiano Koich Miguel e José Maurício Haas Bueno
Ano: 2019
Link: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v71n3/14.pdf
Título: Inteligência Emocional: relação com inteligência, variáveis sociodemográficas e habilidades sociais
Autoria: Isaías Peixoto e Monalisa Muniz
Ano: 2020
Link: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/34062/26484
Título: Inteligência emocional, ambiente de trabalho e liderança (Anais de congresso)
Autoria: Isaías Peixoto e Monalisa Muniz
Ano: 2018
Link: http://www2.pol.org.br/inscricoesonline/cbp/2018/anais/detalhe.cfm?id=16089
Título: Relação entre Inteligência Emocional e Habilidades Sociais (Anais de congresso)
Autoria: Isaías Peixoto e Monalisa Muniz
Ano: 2018
Link: http://www2.pol.org.br/inscricoesonline/cbp/2018/anais/detalhe.cfm?id=16088
TIIET - Teste Informatizado de Inteligência Emocional para o Trabalho
Teste em fase de desenvolvimento, elaborado pelo Dr. Isaías Peixoto, sob orientação da Profa. Dra. Monalisa Muniz. O TIIET - Teste Informatizado de Inteligência Emocional para o Trabalho é um teste de desempenho da IE, ou seja, existem alternativas certas e erradas em cada item e o respondente só pontua no item, caso escolha a alternativa correta. Tem como objetivo principal, avaliar a IE das pessoas no ambiente organizacional.
GENOS
Inteligência Emocional
Versão completa (Autoavaliação)
A avaliação psicológica é um conjunto de procedimentos para a tomada de informações de que se necessita e não deve ser entendida como um momento único em que um instrumento poderia ser suficiente para responder às questões relacionadas ao problema que se pretende investigar. Trata-se de um conceito amplo em que o teste psicológico é um dos instrumentos dessa avaliação e não o único. Uma avaliação psicológica envolve vários aspectos do construto que se pretende investigar.
A palavra teste vem da palavra inglesa que significa prova. Utilizado para avaliar um indivíduo de acordo com a queixa, hipótese diagnóstica ou o que se pretende avaliar. Os testes psicológicos podem ser aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) ou somente desenvolvidos para pesquisa. O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos no Brasil, SATEPSI, foi desenvolvido pelo CFP com o objetivo de avaliar a qualidade técnico-científica dos instrumentos e divulgar as informações aos psicólogos. A tabela abaixo é apresentada os principais testes de Inteligência emocional.
No site do SATEPSI são apresentados os instrumentos que podem ser usados pelos psicólogos na prática profissional (testes psicológicos favoráveis e instrumentos não privativos do psicólogo) e aqueles que não podem ser utilizados na prática profissional (testes psicológicos desfavoráveis e testes psicológicos não avaliados). Os testes também são conhecidos na pesquisa como instrumentos.
Os instrumentos de Inteligência Emocional (IE) descritos abaixo são somente para fins de pesquisa.
Os testes, também conhecidos como instrumentos de medida, podem ter algumas classificações de acordo com o modelo teórico. Dessa forma, as categorias mais importantes são: testes de autorrelato e testes de desempenho.
Os testes de autorrelato são instrumentos os quais o indivíduo realiza sua própria avaliação (autoavaliação), através de uma escala de pontuação (Likert) e geralmente não existe uma resposta “correta”.
Os testes de desempenho são ferramentas as quais existe uma resposta correta para a pergunta questionada no teste, portanto existe uma mensuração de desempenho.
Neste campo, apresentamos os testes/instrumentos mais reconhecidos no âmbito internacional e os instrumentos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros.
Neste espaço, apresentamos na tabela os instrumentos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros no âmbito nacional.
Instrumento | Autores | Classificação |
---|---|---|
Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence (MSCEIT) | Mayer, Salovey & Caruso (2002) | Desempenho |
Genos Emotional Intelligence Inventory (GENOS EI) | Palmer & Stough (2006) | Autorrelato |
Bar-on Emotional Intelligence Inventory (EQ-i) | Bar-on (1997) | Autorrelato |
Wong’s Emotional Intelligence Scale (WEIS) | Wong and Law (2002) | Desempenho |
Instrumento | Autores | Classificação |
---|---|---|
Medida de Inteligência Emocional (MIE) | Siqueira, Barbosa e Alves (1999) | Autorrelato |
Teste de Inteligência Emocional para Crianças (TIEC) | Bueno (2008) | Desempenho |
Teste informatizado de Percepção de Emoções (PEP) | Miguel & Primi (2014) | Desempenho |
Bateria de Inteligência Emocional (BIE) | Oliveira & Bueno (2013); Correia & Bueno (2013); Lira & Bueno, (2020) | Desempenho |
Inventário de Competências Emocionais (ICE) | Bueno, Correia, Abacar, Gomes, & Pereira, 2015 | Autorrelato |
O objetivo desse ambiente é compartilhar as principais publicações de outros pesquisadores da Inteligência Emocional (IE). Apresentamos desde as produções iniciais dos cientistas pioneiros da IE até publicações mais recentes de investigadores do construto da IE e sua relação com outras variáveis.
Importante salientar que a ciência e a pesquisa são elementos dinâmicos, portanto, as atualizações dos materiais do site serão realizadas periodicamente.
Nesta aba são compartilhados os textos científicos iniciais dos pioneiros da IE (Mayer & Salovey) e suas publicações mais atualizadas da IE, junto à um periódico de outros pesquisadores do modelo de traço.
Salovey, P. & Mayer, J.D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9, p. 185-211.
Mayer, J. D., & Salovey, P. (1997). What is emotional intelligence? In P. Salovey & D. J. Sluyter (Eds.), Emotional development and emotional intelligence: Educational implications (pp. 3-34). New York: Harper Collins.
Mayer, J. D., Salovey, P., & Caruso, D. R. (2008). Emotional intelligence: New ability or eclectic traits? American Psychologist, 63(6), 503–517. http://dx.doi.org/10.1037/0003-066X.63.6.503.
Mayer, J. D., Caruso, D. R., & Salovey, P. (2016). The ability model of emotional intelligence: Principles and updates. Emotion Review, http://dx.doi.org/10.1177/1754073916639667.
Petrides, K. V. & Furnham, A. (2001). Trait emotional intelligence: Psychometric investigation with reference to established trait taxonomies. European Journal of Personality, 15, 425–428.
O objetivo desse espaço é apresentar as principais publicações internacionais de investigadores do construto da IE em contextos diversos (organizacional, educacional, clínico) e sua relação com outras variáveis (personalidade, idade, sexo, desempenho).
Cabello, R.; Sorrel, M. A., Fernández-Pinto, I., Extremera, N.; Fernández-Berrocal, P. (2016). Age and Gender Differences in Ability Emotional Intelligence in Adults: A Cross-Sectional Study. Developmental Psychology, 52(9), p.1486-1492.
Fernández-Berrocal, P., Cabello, R., Castillo, R., & Extremera, N. (2012). Gender differences in emotional intelligence: The mediating effect of age. Behavioral Psychology/Psicologia Conductual, 20(1), pp. 77-89.
Goldenberg, I., Matheson, K., & Mantler, J. (2006). The assessment of emotional intelligence: A comparison of performance-based and self-report methodologies. Journal of Personality Assessment. 86, 33–45. http://dx.doi.org/10.1207/s15327752jpa8601_05
Joseph, D. L., & Newman, D. A. (2010). Emotional intelligence: An integrative meta-analysis and cascading model. Journal of Applied Psychology, 95, 54–78. http://dx.doi.org/10.1037/a0017286
Han, S. J., Kim, W. G., & Kang, S. (2017). Effect of restaurant manager emotional intelligence and support on front-of-house employees’ job satisfaction. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(11), 2807–2825. https://doi-org.ez31.periodicos.capes.gov.br/10.1108/IJCHM-11-2015-0641
Lopes, P. N., Brackett, M. A., Nezlek, J. B., Schutz, A., Sellin, I., & Salovey, P. (2004). Emotional intelligence and social interaction. Personality and Social Psychology Bulletin, 30, 1018 –1034.
Paik, Y., Seo, M.-G., & Jin, S. (2019). Affective information processing in self-managing teams: The role of emotional intelligence. Journal of Applied Behavioral Science, 55(2), 235–267. https://doi-org.ez31.periodicos.capes.gov.br/10.1177/0021886319832013
Shariq, S. M., Mukhtar, U., & Anwar, S. (2019). Mediating and moderating impact of goal orientation and emotional intelligence on the relationship of knowledge oriented leadership and knowledge sharing. Journal of Knowledge Management, 23(2), 332–350. https://doi-org.ez31.periodicos.capes.gov.br/10.1108/JKM-01-2018-0033
Van Oosten, E. B., McBride-Walker, S. M., & Taylor, S. N. (2019). Investing in what matters: The impact of emotional and social competency development and executive coaching on leader outcomes. Consulting Psychology Journal: Practice and Research, 71(4), 249–269. https://doi-org.ez31.periodicos.capes.gov.br/10.1037/cpb0000141
Aqui são divulgadas algumas publicações de outros pesquisadores brasileiros da IE em contextos diferentes e sua relação com outras variáveis.
Bueno, J. M. H. (2008). Construção de um instrumento para avaliação da Inteligência Emocional nas crianças. Tese de Doutorado, Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil.
Bueno, J. M. H., Santana, P. R., Zerbini, J., & Ramalho, T. B. (2006). Inteligência Emocional em Estudantes Universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(3), 305-316. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000300007
Miguel, F. K., Ogaki, H. A., Inaba, C. M., & Ribeiro, D. O. (2013, janeiro-julho). Percepção emocional e inteligência: contribuições para o modelo CHC. Revista Sul Americana de Psicologia, 1(1), 36-47.
Miguel, F.K.; Noronha, A.P.P.(2009). Estudo da relação entre inteligência emocional e estresse em ambientes de trabalho. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 8, p. 219-228.
Queiroz, T. S. C. (2020). Adaptação de um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais para universitários: implementação e avaliação em estudantes de medicina. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.