IIET - Instrumento de Inteligência Emocional para o Trabalho
Teste em fase de desenvolvimento, elaborado pelo Doutorando Isaías Peixoto, sob orientação da Profa. Dra. Monalisa Muniz. O IIET - Instrumento de Inteligência Emocional para o Trabalho é um teste de desempenho da IE, ou seja, existem alternativas certas e erradas em cada item e o respondente só pontua no item, caso escolha a alternativa correta. Tem como objetivo principal, avaliar a IE das pessoas no ambiente organizacional.
GENOS
Inteligência Emocional Versão completa (Autoavaliação)
A avaliação psicológica é um conjunto de procedimentos para a tomada de informações de que se necessita e não deve ser entendida como um momento único em que um instrumento poderia ser suficiente para responder às questões relacionadas ao problema que se pretende investigar. Trata-se de um conceito amplo em que o teste psicológico é um dos instrumentos dessa avaliação e não o único. Uma avaliação psicológica envolve vários aspectos do construto que se pretende investigar.
A palavra teste vem da palavra inglesa que significa prova. Utilizado para avaliar um indivíduo de acordo com a queixa, hipótese diagnóstica ou o que se pretende avaliar. Os testes psicológicos podem ser aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) ou somente desenvolvidos para pesquisa. O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos no Brasil, SATEPSI, foi desenvolvido pelo CFP com o objetivo de avaliar a qualidade técnico-científica dos instrumentos e divulgar as informações aos psicólogos. A tabela abaixo é apresentada os principais testes de Inteligência emocional.
No site do SATEPSI são apresentados os instrumentos que podem ser usados pelos psicólogos na prática profissional (testes psicológicos favoráveis e instrumentos não privativos do psicólogo) e aqueles que não podem ser utilizados na prática profissional (testes psicológicos desfavoráveis e testes psicológicos não avaliados). Os testes também são conhecidos na pesquisa como instrumentos. Os instrumentos de Inteligência Emocional (IE) descritos abaixo são somente para fins de pesquisa.
Os testes, também conhecidos como instrumentos de medida, podem ter algumas classificações de acordo com o modelo teórico. Dessa forma, as categorias mais importantes são: testes de autorrelato e testes de desempenho.
Os testes de autorrelato são instrumentos os quais o indivíduo realiza sua própria avaliação (autoavaliação), através de uma escala de pontuação (Likert) e geralmente não existe uma resposta “correta”.
Os testes de desempenho são ferramentas as quais existe uma resposta correta para a pergunta questionada no teste, portanto existe uma mensuração de desempenho.
Neste campo, apresentamos os testes/instrumentos mais reconhecidos no âmbito internacional e os instrumentos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros.
Neste espaço, apresentamos na tabela os instrumentos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros no âmbito nacional.
Instrumento | Autores | Classificação |
---|---|---|
Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence (MSCEIT) | Mayer, Salovey & Caruso (2002) | Desempenho |
Genos Emotional Intelligence Inventory (GENOS EI) | Palmer & Stough (2006) | Autorrelato |
Bar-on Emotional Intelligence Inventory (EQ-i) | Bar-on (1997) | Autorrelato |
Wong’s Emotional Intelligence Scale (WEIS) | Wong and Law (2002) | Desempenho |
Instrumento | Autores | Classificação |
---|---|---|
Medida de Inteligência Emocional (MIE) | Siqueira, Barbosa e Alves (1999) | Autorrelato |
Teste de Inteligência Emocional para Crianças (TIEC) | Bueno (2008) | Desempenho |
Teste informatizado de Percepção de Emoções (PEP) | Miguel & Primi (2014) | Desempenho |
Bateria de Inteligência Emocional (BIE) | Oliveira & Bueno (2013); Correia & Bueno (2013); Lira & Bueno, (2020) | Desempenho |
Inventário de Competências Emocionais (ICE) | Bueno, Correia, Abacar, Gomes, & Pereira, 2015 | Autorrelato |