Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia, ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar atuando na graduação e na Pós-Graduação em Psicologia-PPGPsi. Pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição-LADHECO e do Grupo de Pesquisa “Inteligência Emocional” certificado pelo CNPq. É membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica-IBAP (2009-2011; 2011-2013; 2013-2015; 2015-2017; 2017-2019/Presidente; 2019-2021; 2021-2023; 2023-2025) e do GT Pesquisa em Avaliação Psicológica da ANPEPP. Foi conselheira titular do Conselho Regional de Psicologia da região 06-Estado de São Paulo na gestão 2016-2019. Membro da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica (CCAP/SATEPSI) na gestão 2020-2023 e atualmente é parecerista ad-hoc desta Comissão. Possui experiência na área da Avaliação Psicológica e trabalha com as temáticas da inteligência e inteligência emocional.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002) e especialização em Psicologia do Trânsito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003). Concluiu mestrado (2006) e doutorado (2010) em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco, com doutorado-sanduíche na Universidade de Évora (Portugal) e na University of Toledo (EUA). Tem experiência em clínica e na área acadêmica, atuando principalmente com os seguintes temas: construção de instrumentos, inteligência emocional e personalidade, testagem adaptativa informatizada. Foi professor associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no período 2010-2020, e atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É parecerista ad hoc da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia, sendo também membro da Comissão em 2013. Foi pesquisador convidado na Università degli Studi di Torino (Itália) em 2015-2016 e na University of Toledo (EUA) em 2018, onde fez pós-doutorado. Participa do Grupo de Trabalho da ANPEPP (GT) Avaliação Psicológica e Psicopatologia.
Projetos: "Treinamento de Inteligência Emocional para o contexto organizacional nos formatos online e presencial: estudo de viabilidade". Mestranda em Cognição e Comportamento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi/UFSCar). Especialista em Gestão das Organizações e da Manufatura pelo Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo INPG e com titulação pelo CRP/SP. Graduada em Psicologia (Licenciatura e Bacharelado) pela UNIP. Há mais de 17 anos atuando em RH/DHO com atividades generalistas como: Treinamento e Desenvolvimento Organizacional, Seleção de Pessoas, Gestão do Desempenho e Performance, Cultura e Clima Organizacional, Carreira e Sucessão, Cargos e Salários e Consultoria Interna de RH, em empresas privadas nacionais e multinacionais. Atualmente, atua como Gerente de Pessoas e Cultura, é pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição - LADHECO e membro do Grupo de Pesquisa “Inteligência Emocional” certificado pelo CNPq. Os principais interesses de pesquisa incluem; Psicologia Organizacional; Cultura Organizacional; Organização do Trabalho e Inteligência Emocional no contexto organizacional.
Projeto: "Qualidade de vida do paciente oncológico: Contribuições das estratégias de enfrentamento e da inteligência emocional". Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de pesquisa Comportamento Social e Processos Cognitivos. Pesquisador do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição (LADHECO) e membro do Grupo de Pesquisa Inteligência Emocional, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com estágio de pesquisa no exterior na Universidade de Aveiro (UA) em Portugal. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com ênfase em Processos Clínicos e de Saúde. Especialista em Psicologia Hospitalar com atenção em Oncologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão (SES/MA) e com estágio no Hospital Sírio-Libanês. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Interesses de pesquisa atuais: (a) psicometria, (b) avaliação psicológica, (c) coping, (d) regulação emocional e (e) psico-oncologia.
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Inteligência Emocional, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisa sobre a habilidade de gerenciamento emocional em crianças em contexto de vulnerabilidade social. Em 2023/2024 foi bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atuando na área de gerenciamento emocional em crianças vulneráveis e não vulneráveis.
Projeto: "Depressão e o papel da granularidade na autorregulação emocional".Mestrando em Comportamento Social e Processos Cognitivos pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi-UFSCar). Pesquisador do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição (LADHECO) e membro do Grupo de Pesquisa de Inteligência Emocional, certificado pelo CNPq. Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP-2023). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS/ITA) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no período de setembro/2021 e agosto/2022 com pesquisa intitulada “Implementação das Diretrizes Curriculares e o programa engajado do LabCTS/ITA- Avaliação de soft skills no ensino de engenharia segundo a teoria do limiar”. Tem interesse no estudo da Psicologia Cognitiva com enfoque em bilinguismo, aprendizagem, expressão, autorregulação e inteligência emocional.
Doutor (2023) e Mestre (2019) em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Durante o doutorado, desenvolveu o TIIET (Teste Informatizado de Inteligência Emocional para o Trabalho). Concluiu MBA em Psicologia Organizacional (2018) pela Universidade de Araraquara (UNIARA) e é graduado em Psicologia (2016) pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Como pesquisador, é membro do Grupo de Pesquisa “Inteligência Emocional”, certificado pelo CNPq, atua no Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição-LADHECO e trabalhou ativamente na organização e desenvolvimento do site ie.ufscar.br desde 2020 até atualmente. Possui mais de uma década de experiência em Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Programas de Treinamento e Desenvolvimento, Gestão por Competência e Seleção de Pessoas, tendo atuado profissionalmente como Coordenador de Recursos Humanos. Além disso, desde 2021, ministra aulas de Psicologia Organizacional e Educacional em instituições de ensino superior de Pirassununga e Limeira (SP), em cursos de graduação e pós-graduação. Os principais interesses de pesquisa incluem Inteligência Emocional, Inteligência, Psicologia Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT).
Graduando em psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrante do Grupo de Pesquisa em Inteligência Emocional. Pesquisa sobre desejabilidade social em testes de empatia de autorrelato
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrante do Grupo de Pesquisa em Inteligência Emocional. Pesquisa sobre o uso problemático da internet e sua relação com o bem-estar e a inteligência emocional em diferentes gerações, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Projetos: "Estudo de Adaptação Transcultural do Genos Emotional Intelligence Inventory (GENOS EI) para o contexto brasileiro".
Doutora em Psicologia no PPGPsi (UFSCar), Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar) na área e Tecnologia, Trabalho e Organização do Trabalho, Especialista em Gestão de Pessoas pelo INPG, Graduada em Psicologia pela UNESP-Assis. É profissional da área de Recursos Humanos, docente em cursos de graduação e pós-graduação, supervisora de estágios, pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição-LADHECO e membro do Grupo de Pesquisa “Inteligência Emocional” certificado pelo CNPq. Tem experiência na área acadêmica e corporativa de Gestão de RH. Atua principalmente na área de Gestão de Pessoas; Organização do Trabalho; Orientação Profissional/ Gestão de Carreiras e Inteligência Emocional no contexto organizacional. Atualmente é docente no curso de Psicologia e coordenadora pedagógica.
Doutora (PUC-Rio), Mestra em Psicologia (UFPE) e Psicóloga (FAFIRE). Consultora da ASeleta - consultoria especializada na área de gestão de pessoas. Docente da FGV, PUC-Rio e USP/Esalq. Autora do livro “Gestão Igualitária” e coautora dos livros “Emoções e Inteligência Emocional”, “Metodologia Quantitativa”, “Dicionário de Avaliação Psicológica”, “Avaliação Psicológica dos Fatores Psicossociais do Trabalho” e “Construa o seu Caminho - um guia de carreira”. Atualmente, está construindo um instrumento no formato de escolha forçada para avaliar e medir a inteligência emocional de líderes brasileiros.
Projeto: "Inteligência emocional em vítimas de violência por parceiro íntimo"
Projeto: "A relação da inteligência emocional com os transtornos de personalidade"
Projeto: "Inteligência emocional e sua relação com as variáveis profissionais estresse no trabalho, adaptabilidade de carreira e autoeficácia ocupacional"
Projeto: "Mindfulness e Inteligência Emocional: Um estudo correlativo"
Projeto: "Ansiedade, Resiliência e Inteligência Emocional"
Projeto: "A relação da inteligência emocional com os transtornos de personalidade"
Lattes: http://lattes.cnpq.br/
Projeto: "Desenvolvimento e validação de um teste de Reconhecimento de Expressões Faciais das Emoções para o contexto brasileiro"
Projeto: "Relação entre Inteligência Emocional e Funções Executivas em crianças do Ensino Fundamental"